Um Estado Maior é um órgão composto por oficiais ou não, de informação, estudo, concepção e planejamento para apoio à decisão de um comandante militar. O objetivo principal de um Estado Maior militar é a comunicação entre o comandante de uma unidade e as suas subunidades. A designação "Estado-Maior" é também aplicada a órgãos, formal ou informal, com funções semelhantes, nas organizações civis.
O primeiro estado maior organizado da forma moderna surgiu durante as guerras da Revolução Francesa, quando o general Louis Berthier foi designado para a função de chefe do Estado-Maior do Exército francês na Itália, em 1795.
A Prússia também adotou a prática do estado maior no mesmo período histórico, ao designar oficiais especialistas para apoiar comandantes no campo de batalha. Mais adiante, passou a treinar oficiais em funções de estado maior nas academias militares. Em 1814, a Prússia estabeleceu por lei um Estado-Maior-General no comando central e um estado maior separado para cada divisão e corpo de exército.
O conceito prussiano foi adotado por todos os grandes exércitos modernos.
Fonte: http://www.sacktrick.com/igu/brazilinthefirstworldwar/uniformsarmy.htm