Boas-vindas à maior loja de fardas on-line do Brasil!
Carrinho 0

O que é camuflagem?

Celso Faria

Camuflagem-Casa-Outdoor

De acordo com o dicionário, camuflagem é “o conjunto de técnicas que permite a um organismo ou objeto permanecer indistinto ao ambiente que o cerca”.

Antes do aparecimento da camuflagem, os exércitos costumavam utilizar cores fortes e vibrantes em seus uniformes, de acordo com o estandarte que defendiam. Desta forma, acreditava-se que, por meio de um estímulo patriótico, os soldados tornar-se-iam mais garridos e motivados. Entretanto, o uso de cores como o vermelho, o preto e o azul tornava-os facilmente identificáveis contra o verde das florestas e o bege dos desertos.

O surgimento dos rifles de longa distância e o aumento no alcance, e na precisão das armas, levaram os exércitos a procurar meios de atenuar o problema. Muitas vezes os soldados eram atingidos sem nem ao menos perceberem a origem do disparo.

Assim, as tropas passaram a adotar fardamentos na cor verde, dando a impressão de invisibilidade aos combatentes sobre um fundo de mata e floresta. Outro exemplo acerca do assunto pode ser observado na Guerra dos Bôeres (1899-1902), onde os soldados recobriam o corpo e as vestimentas de barro, na tentativa de conservarem-se despercebidos no ambiente.

Com o passar do tempo, o desenvolvimento tecnológico das vestimentas de guerra tornou-se tão importante quanto o das armas e munições. Inúmeros exércitos passaram a se utilizar de técnicas de camuflagem para evitar a distinção dos soldados à distância. Além das roupas, a utilização de métodos de pintura facial e corporal facilitavam a inserção das tropas na paisagem, permanecendo despercebidos aos inimigos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o exército francês foi o primeiro a contratar artistas visuais – os camoufleurs – para criação de coberturas para armas e para os soldados, além de criativos postos de observação disfarçados, construídos dentro de árvores ocas. Depois disso, vários exércitos aderiram à tática. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, surgiu o padrão de camuflagem Woodland, com manchas em marrom e verde, e que era direcionado aos soldados que lutavam em florestas e matas.

Atualmente, além de soldados, a camuflagem é utilizada pelos militares para proteger veículos, armas, navios, aeronaves e até prédios.

 

camuflagem-casa-outdoor

Como funciona

O objetivo da camuflagem é disfarçar as formas corporais do usuário. Sem um ponto de referência como um braço, um joelho ou uma perna, fica difícil determinar se aquele ponto à distância é uma pessoa ou só uma árvore e é aí que está a importância da camuflagem. No final das contas, ela acaba servindo como uma medida de proteção para o soldado.

Além da roupa, para reforçar a quebra no contorno, alguns exércitos adotam redes de cobertura ou colocam musgos, folhas e galhos nos capacetes.

O Airsoft é um esporte que simula uma situação militar, por isso, o uso da camuflagem em conjunto com o equipamento de segurança e as armas, ajuda a dar um toque mais realista à simulação. Além disso, um time de Airsoft que tenha uma estratégia elaborada e que faça o uso de roupas de camuflagem pode ter mais vantagens do que um time que não as utiliza.

camuflagem-casa-outdoor

Tipos de camuflagem

O material de camuflagem é colorido com diversos tons e padrões, que tendem a combinar com as cores predominantes do ambiente em que a disputa acontecerá.

As estampas são feitas em fractais por meio de programas de computador, evitando desta forma, o surgimento de qualquer simetria ou continuidade, aspectos facilmente detectáveis pelo olho humano.

O padrão de camuflagem varia de acordo com o local onde a batalha está sendo travada. Se sua partida acontecer em mata, por exemplo, a camuflagem deve seguir o esquema verde e marrom, combinando com as folhagens da floresta e a solo; mas se a disputa ocorrer em uma praia, em um campo baldio ou até mesmo em um ferro velho, optar por tons terrosos, como aqueles utilizados pelo exército americano em batalhas no deserto, pode ser a melhor opção.

Em alguns países com neve, é muito comum que a camuflagem seja toda branca, colorida apenas com alguns pontos de cinza e marrom.

Para completar a camuflagem, os soldados podem pintar suas faces com as mesmas cores e padrões da roupa ou ainda cobrir os capacetes com redes e incrementá-los com grama, musgos e pequenos galhos, tudo para auxiliar no disfarce da silhueta e propiciar maior imersão na paisagem.

Certas equipes táticas da polícia utilizam uniformes inteiramente pretos. Além de servir como camuflagem em lugares fechados e escuros, o uso de roupas pretas pode ajudar em ações noturnas. Por isso, considere uma roupa toda preta, caso sua partida de Airsoft aconteça de noite. Além de servir como camuflagem, a roupa preta também ajuda no fator psicológico, uma vez que causa apreensão e medo inconsciente nos que a veem.

camuflagem-casa-outdoor

A importância na hora da escolha

É importante escolher o tipo certo de camuflagem de acordo com o local onde ocorrerá a partida de Airsoft. Caso contrário, o efeito obtido pode ser exatamente o oposto do desejado.

Uma camuflagem de neve, por exemplo, que é toda branca e cinza, pode ser altamente chamativa em um ambiente de floresta, com seus tons de verde e de marrom. Dessa forma, ao invés de integrar-se na paisagem e ficar invisível ao inimigo, você pode se tornar um alvo bem definido, ainda que permaneça em movimento. Da mesma forma, uma roupa totalmente preta, se utilizada a luz do dia, deixará o combatente em evidência, tornando-o um alvo de fácil localização.

Adquira seu fardamento na Casa Outdoor.

Fonte: qgairsoft.com

Fotos enviadas por clientes Casa Outdoor



Postagem anterior Postagem seguinte


  • Wires em

    Muito boa a explicação..


Deixe um comentário