Boas-vindas à maior loja de fardas on-line do Brasil!
Carrinho 0

Padrões de Modelagem ACU e BDU

#fardamento #historia #airsoft #uniformemilitar #exercito

ACU E BDU, O QUE É?

As classes de uniformes de combate desenvolvidos e utilizados pelo exército americano, mais concretamente as especificações ACU E BDU, ainda residem muitas dúvidas na classificação e significado de ambas as abreviaturas.

Os uniformes militares têm como principais características: o corte/configuração, o padrão de camuflagem e o tecido/materiais. Estes três definem o tipo de uniforme fazendo-o recair sobre uma designação militar facilmente identificável.

BDU



BDU significa Battle Dress Uniform. O BDU foi introduzido em 1981 apresentando-se como um uniforme utilitário de duas peças (gandola e calça) com múltiplos bolsos e foi apresentado num padrão de camuflagem denominada por Woodland. Esta camuflagem florestal apresentou-se como uma evolução de outro padrão de camuflagem com a sigla ERDL (ligeiramente utilizado no Vietan).

Assim, o BDU tem característica o padrão Woodland. Contudo, foram criadas variantes do BDU Woodland, de onde passou a realçar o DBDU (Desert BDU, também conhecido por DCU - Desert Camouflage Uniform), cujo corte e materiais se apresentavam os mesmos, variando apenas no padrão da camuflagem. Além da variação de padrão, pode haver também a variação no tecido, o que acrescentaria mais um letra na denominação do modelo, complicando ainda mais a nomenclatura.

ACU



ACU significa Army Combat Uniform. Este uniforme desenvolvido pelo exército americano apresenta um corte completamente diferente, novas funcionalidades e melhoramentos em relação ao BDU, e um padrão inovador gerado por computador denominado All-Terrain (AT). Isto quer dizer que o ACU pioneiro, tem como camuflagem nativa o All-Terrain, contudo, e tal como aconteceu com o BDU, esta associação (do molde com o padrão da camuflagem), tende a desaparecer, ao passo que novos padrões de camuflagens são utilizados para confecção de uniformes com o molde/modelo ACU.

Assim, já existem no mercado versões do uniforme ACU em outros padrões. O padrão Multicam foi lançado sob as especificações do molde ACU, assim como já existem ACU's em Preto, Woodland e em padrões de deserto. Embora o padrão AT esteja intimamente ligado ao ACU, a verdade é que a associação da sigla ACU corte do tecido, e não ao padrão de camuflagem é cada vez mais feita por todo o mundo. Dizer então que ACU é igual a All-Terrain é o mesmo que dizer que BDU é igual a Woodland. Agora todos nós sabemos que esta afirmação está errada.


Logo, entendemos que as siglas ACU e BDU estão apenas relacionadas com o corte e modelagem do tecido, e que o padrão de camuflagem e o material de confecção são discriminados à parte.

Fonte: en.wikipedia.org

 



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário