Boas-vindas à maior loja de fardas on-line do Brasil!
Carrinho 0

Os 10 Melhores Atiradores de Elite da História - 05 - Lyydmila Pavlichenko

Celso Faria Airsoft atirador de elite camuflagem cangaço exército fardamento Fardas femininas heróis história militarismo snipers tiro a distância

casa outdoor

Em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial, Lyudmila estudava História, na Universidade de Kiev, quando decidiu se alistar no Exército Vermelho. Houve várias  tentativas dos oficiais soviéticos para direcionarem a sua inscrição para o setor de enfermagem, mas ela manteve a posição de se recrutar na infantaria. O exército da URSS manteve ao longo dos combates cerca de duas mil atiradoras de elite em seus campos de batalha. Ao final da guerra somente 500 destas mulheres sobreviveram, incluindo Lyudmila Pavlichenko.

“Você deveria ser enfermeira.” Esta frase foi dita aos risos por um alto oficial do Exército Vermelho à ucraniana Lyudmila Pavlichenko, em 1942. Mas graças a sua determinação, mesmo numa época que o machismo era escancarado, a jovem lutou pelos seus ideais e conseguiu se alistar na infantaria soviética.

E ela se tornou a melhor mulher sniper da história e seus recordes permanecem imbatíveis ainda hoje.

Ela foi responsável pela morte de aproximadamente 500 nazistas, sendo 309 reconhecidas oficialmente, abateu ainda abateu 36 snipers alemães. Sua fama pela pontaria certeira a transformou rapidamente numa lenda dentro da União Soviética e foi tratada como uma heroína de guerra até sua morte, em 1974.

 Lyudmila lutou por quase três meses em Odessa, na Ucrânia, eliminando 187 soldados nazistas. Quando a cidade foi tomada pelos alemães, o seu batalhão precisou recuar estrategicamente até a Península da Crimeia. Nas semanas posteriores ao recuo, ela ainda acertou outros 300 nazistas, incluindo cerca de 100 oficiais de Hitler. No final do ano, já recuperada dos ferimentos, ela foi enviada aos Estados Unidos e Canadá para uma visita oficial aos governos destes países. Lyudmila foi a primeira representante soviética a ser recebida por um presidente norte-americano. Na época, ela foi recepcionada por Franklin Roosevelt e Eleanor Roosevelt, que se transformaria num símbolo da luta pela igualdade de gêneros no mundo.

Com uma pontaria certeira, Lyudmila usava um rifle de longo alcance semiautomático. A arma preferida da jovem era a espingarda Tokarev SVT-40, famoso armamento soviético usado durante a 2ª Guerra Mundial. Na função de sniper, a excelente pontaria e uma boa arma são importantes, mas o principal é esperar o inimigo de forma paciente. Relatos de colegas da época afirmam que a ucraniana permanecia até incríveis 18 horas imóveis à espreita de soldados do Eixo. Sua atuação cirúrgica foi considerada fundamental para barrar o avanço nazista na Europa, na metade da guerra.

 

 



Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário